terça-feira, 31 de março de 2009

Origem da Raça



As hipóteses sobre a origem do Rottweiler são inúmeras. Entre os criadores e pesquisadores existe uma certa concordância sobre os ancestrais dessa raça, mas o que diverge são as opiniões sobre os pontos geográficos onde surgiram e transitaram esses animais e, posteriormente, o próprio Rottweiler.

Em meados de 70 dC, os romanos ocuparam uma região no sul da Alemanha, acompanhados de cães do tipo Molosso, raça treinada para guerrear junto com os soldados e possuidora de grandes qualidades como boiadeira. É provável que essa raça tenha cruzado com o Mastife Tibetano, também uma raça boiadeira, de guarda e extremamente inteligente e confiável.

A região ocupada pelos romanos tornou-se uma vila, que possuía características arquitetônicas muito peculiares, como as telhas vermelhas; por isso, logo foi chamada de Rott Vile, ou seja, "Vila Vermelha". Acredita-se que essa cidade estivesse localizada na atual Stuttgart, em Baden-Württemberg.

A raça originária desse possível cruzamento (Molosso + Mastife Tibetano) ficou muito conhecida em toda região, por ser um excelente cão boiadeiro, além de conduzir mercadorias e dinheiro, pois era uma ótima opção para proteger os bens dos donos. Então a raça foi nomeada como Rottweiler, que significa "Cão de Rott Vile".

A partir daí a raça espalhou-se por todo o mundo, atraindo a admiração de todos. Posteriormente, já no século XX, a raça foi criada com mais dedicação e registrada oficialmente em Clubes Cinológicos da América e Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário