terça-feira, 31 de março de 2009

Os melhores caes de guarda

Compare preços de: Cães, Adestramento para Cães, Alimentação para Cães, Livros sobre Cães, Bolsa para transportar cães, Caixa para transportar cães, Sapato para cães, Roupa para cães, Fantasia para cães.

Um dos mais tradicionais trabalhosdo cão junto ao homem é o de guardião. Contudo, esta não é a única função dos cães e, por isso, nem todos os cães se adequam igualmente a esta função. Disponibilizamos aqui a lista das 10 melhores raças para a função de guarda de acordo com a pesquisa de Stanley Coren, veterinário famoso por sua pesquisa relacionada a inteligência canina.

Ranking dos 10 guardas mais eficientes

Bullmastiff
Dobermann
Rottweiler
Komondor
Schnauzer Gigante
Pastor Alemão
Kuvasz
Staffordshire Terrier
Mastim inglês
Pastor Belga

Origem da Raça



As hipóteses sobre a origem do Rottweiler são inúmeras. Entre os criadores e pesquisadores existe uma certa concordância sobre os ancestrais dessa raça, mas o que diverge são as opiniões sobre os pontos geográficos onde surgiram e transitaram esses animais e, posteriormente, o próprio Rottweiler.

Em meados de 70 dC, os romanos ocuparam uma região no sul da Alemanha, acompanhados de cães do tipo Molosso, raça treinada para guerrear junto com os soldados e possuidora de grandes qualidades como boiadeira. É provável que essa raça tenha cruzado com o Mastife Tibetano, também uma raça boiadeira, de guarda e extremamente inteligente e confiável.

A região ocupada pelos romanos tornou-se uma vila, que possuía características arquitetônicas muito peculiares, como as telhas vermelhas; por isso, logo foi chamada de Rott Vile, ou seja, "Vila Vermelha". Acredita-se que essa cidade estivesse localizada na atual Stuttgart, em Baden-Württemberg.

A raça originária desse possível cruzamento (Molosso + Mastife Tibetano) ficou muito conhecida em toda região, por ser um excelente cão boiadeiro, além de conduzir mercadorias e dinheiro, pois era uma ótima opção para proteger os bens dos donos. Então a raça foi nomeada como Rottweiler, que significa "Cão de Rott Vile".

A partir daí a raça espalhou-se por todo o mundo, atraindo a admiração de todos. Posteriormente, já no século XX, a raça foi criada com mais dedicação e registrada oficialmente em Clubes Cinológicos da América e Europa.